quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mandamentos

Calma, não será uma discussão religiosa, ao contrário, não quero ferir a crença de ninguém e nem discutir religião.


Mas se você realmente analisar, creio que todos de algum modo têm algum modo um mandamento pessoal aquele no qual teu dia é regido. Sempre haverá uma situação que um deles se aplicará.

Ficou mais claro isso quando eu estava sentado em uma sala de espera em uma repartição municipal aguardando uma fiscalização e na TV que tinha nesta sala estava passando um programa religioso que por sinal estava citando um mandamento na hora.


Acho que alguns são bem comuns e outros mais exóticos, mas no geral é mais como um guia de como você deve agir com você mesmo do que aplicado as pessoas a sua volta. Mas de qualquer forma, ele está lá, invisível, mas palpável, é algo que se pudéssemos comparar é seu amigo imaginário de infância.


Você não para e escreve sobre seus mandamentos, conforme você cresce e vai passando pelas experiências, ele vai se formando, é um código de conduta na qual apenas você segue, e caso tente algo diferente vai ficar com aquela sensação incomoda na boca do estomago.

Por ordem de importância, eu acredito que os meus seria mais ou menos assim;


1º Não farás nada que não queira que façam com você


Esse é simples e também complexo, simples pelo fato que muitas pessoas poderiam evitar magoar e machucar as pessoas se pensasse assim, por outro lado, complexo porque se a pessoa passa a ter um pensamento um tanto quanto incomum, definitivamente ela faltamente vai fazer algo e alguém sempre irá se dar mal.


No meu caso é simples, as coisas que eu não gosto no geral é o que as pessoas na maioria das vezes também não gostam, então para mim essa acaba sendo fácil, porém a mais importante.


2º Intenção conta mais do que você imaginarás


Essa é onde algumas das minhas amizades e relacionamentos ruíram, pois é um conceito um tanto quanto incomum pelo que eu vejo na maioria das pessoas.


Eu levo a intenção muito a sério, quer um exemplo? Pessoas podem ter uma pena maior só por conta da intenção, intenção de matar alguém, atropelar e etc., porque eu vou deixar isso passar assim?


Intenção antecipa uma coisa, ou mostra o quanto você está inclinado aquilo, demonstra que você realmente quer, pensa ou acha de algo ou alguém.


Intenção não tem mentira, para mim é onde você lê nas entrelinhas qualquer verdade a respeito de um assunto. Quer saber o que a pessoa acha? Tente apenas perceber qual seria a verdadeira intenção da pessoa.


3º Educação e preocupação, nunca são demais, mesmo se for, é melhor do que não ter.


Ok, esta em particular é uma que eu tenho problemas. Sabe quando você realmente acha que está incomodando quando não está, acha que está sendo indelicado, não está no lugar certo, na hora certa por algum motivo? Eu tenho sempre.


Acho que é uma necessidade tão grande minha de achar que eu tenho que ser uma pessoa agradável que acaba sendo até desagradável as vezes, fazer o que. Melhor ser criticado por ser bastante educado do que não ter educação.


4º Você sempre vai querer mostrar que tem razão


Essa é uma que me meti em fria e ao mesmo tempo me traz grande satisfação. Eu não me meto em assunto que eu não tenho idéia. Mas eu procuro saber de bastante coisa, portanto eu me meto em bastante assunto.


Eu detesto “achar” as coisas, eu gosto é de ter certeza, e quem melhor do que você para passar isso para as pessoas.


Fatalmente você será tachado de sabidão, chato e outras coisas, agora eu te respondo, eu ligo? Saber sobre algo ou sobre diversas coisas não torna alguém chato, apenas alguém com quem você terá dificuldade em conversar se for alienada.


Mas tem sempre o lado bom, tem pessoas que realmente se aproveitam de você (no bom sentido) e passam a se interessar sobre o que você fala, ou acaba absorvendo aquela informação e usando mais tarde na própria vida.


Eu mesmo faço isso, não é porque você não sabe que você está condenado a viver sem entender e saber o porquê.


5º Lealdade em tudo ao extremo e sem desculpas.


Hoje em dia o que eu mais noto nas pessoas e que tem mais distinção é a falta de lealdade. Amizade, relacionamentos, trabalho, tudo.


Você tem que colocar tudo em prioridades, a lealdade a você em fazer o que você gosta e o que precisa em

troca do que as pessoas querem e acham que vão ser boas para você.


A amizades na qual você sempre diz para alquem que não vai sumir e ainda fica pensando nisso depois de cinco anos que não vê seu amigo.


Em relacionamentos que você se compromete em ser por inteiro e no final você não foi o que gostaria de ter sido.


Para mim não tem desculpas, eu apenas tento não voltar a acontecer e pronto, arranjar um motivo para que você se sinta melhor é tão fácil que para mim não parece certo.





Relendo tudo agora, eu acabei de perceber que muitas coisas para mim seriam consideradas mandamentos na qual eu sigo dia após dia, mas lista-las aqui só iria deixar esse texto mais longo e cansativo.


Talvez eu edite esta mensagem ou apenas mantenha a assim, mas acredito que cada um tem seus próprios mandamentos, e assim como eu, identifica-los e entende-los te torna uma pessoa mais esclarecida com você mesmo.



[]´

Caco